Há quase 60 anos os Estados Unidos viam horrorizados o assassinato do presidente John F. Kennedy durante um desfile em Dallas a bordo de um Lincoln Continental. O enorme sedã conversível havia sido esticado pela Ford e modificado pelo serviço secreto norte-americano, mas não tinha nenhuma proteção à prova de balas — incluindo um teto “bolha” transparente que não foi usado no fatídico 22 de novembro de 1963.

Enquanto o país se recompunha da tragédia, a Casa Branca correu para modificar a limusine, pois não havia tempo suficiente para construir do zero um novo carro para o então presidente Lyndon Johnson. A primeira e óbvia mudança foi a colocação de um teto rígido, mas a perda de Kennedy fez com que o Continental recebesse uma blindagem nunca antes vista em um carro presidencial norte-americano.

A proteção à prova de balas incluiu placas do caríssimo titânio e o uso de aros de alumínio dentro das rodas, para que o carro continuasse se locomovendo mesmo com os pneus furados — o antecessor dos run-flat.

O peso extra fez com que a Ford construísse um V8 7.0 à mão com 17% a mais de potência. A troca do preto pelo azul presidencial foi um pedido de Johnson, que queria evitar a ligação do carro com a morte de Kennedy. A operação, chamada de “conserto rápido”, levou cerca de cinco meses e consumiu inacreditáveis R$ 20 milhões (em valores atuais corrigidos).

O Continental foi usado até 1977 e depois devolvido à Ford, que havia cedido o veículo em comodato para a Casa Branca. Depois disso, foi restaurado de volta à cor preta para ser exposto no museu Henry Ford, em Michigan, onde está até hoje.

Lincoln Continental

Ficha Técnica

Motor: Dianteiro, longitudinal, V8, 7.0, 16V, carburado, 380 cv
Potência (estimada): 320 cv a 4.100 rpm
Torque (estimado): 74,3 kgfm a 2.000 rpm
Câmbio: Automático, três marchas, tração traseira
Direção: Hidráulica, 18,9 m (diâmetro de giro)
Suspensão: Independente, duplo A (dianteira) e eixo rígido com feixe de molas (traseira)
Freios: Tambores
Pneus: 235/75 R14
Dimensões: Comprimento: 6,5 m / Largura: 2 m / Altura: 1,4 m / Entre-eixos: 4 m
Tanque: 94 litros
Peso: 4.440 kg

Fonte: Auto Esporte